- Área: 318 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Filip Dujardin
-
Fabricantes: Bomarbre, Kingspan Insulated Panels, RENSON, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga casa da fazenda situa-se numa zona agrícola. A tipologia do edifício existente foi utilizada de forma contemporânea para ampliar a moradia. Adicionamos dois novos volumes com um telhado inclinado conectado ao volume existente. Duas chaminés em forma de claraboias geram luz e uma vista para o primeiro pavimento. Uma terceira chaminé abriga a saída de ar da bomba de calor. O antigo e o novo colaboram juntos, enquanto permanecem claramente visíveis.
Os novos volumes são acabados em madeira, enquanto o exterior de alvenaria é sentido no momento que se entra na casa. As escadas novas são um lembrete da escada pré-existente que estava se desfazendo e foi removida. Os contrafortes e tiras de tijolo no chão demonstram o layout anterior do edifício. O pé-direito duplo na moradia torna as áreas de estar mais espaçosas. Um novo telhado de zinco conecta todo o projeto. O volume antigo se abre para a paisagem na parte posterior. Janelas uniformes são dispostas de acordo com a proporção áurea, caracterizando a construção.
O volume antigo contém a sala de jantar e estar, cozinha, depósito e WC, quatro dormitórios grandes e dois banheiros. A extensão acomoda o hall de entrada, espaços de circulação, espaço de armazenamento, instalações técnicas e uma garagem.
Tanto o antigo como os novos edifícios são devidamente isolados (mantendo a parede de tijolo exterior) para criar uma casa de baixa energia. A casa é aquecida principalmente por uma bomba de calor e pisos radiantes. Os painéis fotovoltaicos fornecem a maior parte da eletricidade. Todos os detalhes são projetados e implementados hermeticamente.